Eliminar manchas e cheiro a urina de cão e gato

Remover urina do sofá

Se o seu gato nem sempre usa a caixa de areia, é natural que de vez em quando sinta um cheiro desagradável e persistente pela casa. Neste artigo explicamos como pode resolver este problema. Existem várias soluções caseiras e produtos de limpeza especiais para eliminar manchas e cheiro a urina de cão e gato.

urina de gato no sofá

Os problemas de higiene dos gatos podem levar ao desespero o mais calmo dos donos. Se o seu gato fez xixi na sua roupa favorita, no tapete ou no sofá deve agir rapidamente. Caso contrário o cheiro e as manchas a urina podem tornar-se difíceis de eliminar. Existem soluções caseiras e simples que resolvem este problema e para casos mais difíceis pode recorrer a produtos de limpeza especiais.

No entanto, o mais importante é descobrir a causa dos comportamentos indesejados do seu gato!

Causas da falta de higiene nos gatos

O seu gato pode deixar de usar a caixa de areia convenientemente por diversas razões, como por exemplo ter uma doença do trato urinário. Assim, problemas de higiene nos gatos devem ser sempre discutidos com o veterinário. No entanto, o comportamento do seu gato pode ter outras causas. Por exemplo, mudou de areia e o seu gato não reconhece o cheiro? Ou mudou a caixa de areia para um local mais movimentado e exposto? Estas alterações podem levar o seu gato a evitar a sua casa de banho habitual.

Além disso, conflitos na família, pessoas novas a viver em casa, barulhos fortes e constantes ou uma mudança de casa podem provocar problemas de higiene nos gatos.

É igualmente importante distinguir problemas de higiene de comportamentos normais de marcação de território. Os gatos têm o instinto natural de marcar o seu território com urina pois o cheiro envia uma mensagem clara a outros animais.

Importante: a falta de higiene nos gatos não é um comportamento intencional. Pelo contrário, é um sinal claro de um problema físico ou psicológico. Assim, não se zangue ou castigue o seu gato. Mantenha a calma e vá ao fundo do problema, pois só assim o consegue eliminar.

Produtos de limpeza para eliminar manchas e cheiro a urina de gato

 

Muitos tecidos ou superfícies não devem ser limpos com produtos agressivos. Mas são vários os produtos que pode usar para eliminar manchas e o cheiro a de urina de gato. No entanto, antes de iniciar a limpeza, deve experimentar o produto numa zona escondida. Por exemplo, use o produto na parte de baixo do tapete para saber se este não é incompatível com o material a limpar.

  • Sabão e vinagre

Geralmente consegue-se limpar as manchas e o odor a urina com sabão e vinagre diluído. Em primeiro lugar lave o local com sabão. Em seguida passe com o vinagre diluído – uma parte de vinagre para duas partes de água. Deixe o vinagre diluído penetrar no local sujo por cerca de 10 minutos. Por fim, lave outra vez com água.

  • Álcool

O álcool é um desinfetante que costuma funcionar muito bem em superfícies lisas. Assim, pulverize o álcool na zona suja e deixe atuar por algum tempo. Em seguida lave com água. No entanto, não deve usar álcool na maior parte dos tecidos, pois corre o risco de os estragar.

  • Elixir oral

Os elixires orais também são eficazes especialmente para eliminar o cheiro a urina de gato. Misture o elixir com água em partes iguais e passe suavemente sobre a mancha.

Atenção: os elixires coloridos deixam também manchas nos tecidos e outras superfícies. Assim, só deve usar estes elixires em superfícies escuras. Para zonas claras escolha os elixires incolores.

  • Citrinos

O aroma a citrinos disfarça bem o cheiro a urina de gato. Assim, pode usar óleos com essências de citrinos ou casca de limão ou laranja. No entanto, não use estes produtos em tecidos ou superfícies sensíveis, pois elimina a mancha de urina e fica com uma mancha de gordura.

Dica: os gatos detestam os odores dos citrinos especialmente o odor a limão.

  • Sabão e café moído

Também pode usar pó de café para eliminar o cheiro a urina de gato. Em primeiro lugar lave a zona suja com sabão e depois ponha o pó de café. Deixe o pó secar e em seguida retire-o com uma escova ou com o aspirador.

O pó de café só é um produto de limpeza adequado para superfícies escuras, tal como o elixir não transparente. Em caso de dúvida, o melhor é experimentar este método numa parte escondida do material a limpar.

  • Fermento em pó

Um outro produto caseiro que pode usar é o fermento em pó. Coloque o fermento sobre a mancha e deixe secar. Em seguida escove com cuidado. Em alternativa pode usar bicarbonato de sódio.

Eliminar manchas e cheiro a urina de gato: aja o mais rápido possível!

A urina de gato deve ser limpa o mais rápido possível. Caso contrário, é muito provável que o seu gato decida fazer xixi outra vez no mesmo local. E é importante limpar cuidadosamente a urina, pois os sensíveis narizes dos gatos conseguem detetar vestígios do cheiro.

Curiosidade: o odor penetrante e desagradável da urina de gato deve-se à presença de amoníaco e sulfuretos de hidrogénio.

Produtos específicos para eliminar manchas e cheiro a urina de gato

Para eliminar a fundo manchas de urina de gatos encontra no mercado vários produtos específicos.

Por exemplo, sprays antibacterianos limpam não apenas manchas de urina, mas também manchas de fezes ou de vómitos. Alguns destes produtos contêm bactérias e enzimas que são biodegradantes da urina e resíduos.

Uma limpeza de sofá a seco profissional também é outra solução eficaz de eliminar manchas e odor da urina do sofá, colchão, tapetes e qualquer outro tecido.

A Woop Lavagem a Seco oferece um serviço de limpeza profissional que utiliza produtos e equipamentos de alta qualidade para garantir que o tecido seja completamente limpo e higienizado.

Precisa de uma limpeza e higinização?

Entre em contacto! E obtenha um orçamento sem compromisso com os melhores preços.